Vimos através da mídia televisiva a comoção que tomou nossa presidente ao falar sobre a tragédia de SANTA MARIA.
Será este um fato isolado que consternou aos brasileiros?
Ou ele é mais uma consequência de um sistema político perverso que domina todas as instâncias do poder público?
A corrupção no Brasil acaçapou a educação, a saúde e a segurança. Ou melhor, a infraestrutura básica para o desenvolvimento do nosso povo, do nosso país.
Quantos já morreram e quantos ainda vão morrer porque estradas não são construídas e/ou conservadas, hospitais, escolas, presídios e postos de saúde estão sucateados, com profissionais mau formados, mau treinados, mau pagos. Isto só para falar em algo que se pode constatar olhando ao nosso redor.
Não desacreditamos do choro da nossa presidente, muito menos o estamos ironizando. Sabemos que, como nós, antes de ser presidente ela é uma pessoa com sentimentos.
Entretanto, como brasileiros gostaríamos também de ver nossa representante comovida e indignada com a corrupção que assola nosso país em todas as esferas do poder público.
Que, justamente por deter o poder, permite que todas as leis sejam transgredidas, colocando-se acima do direito, como prerrogativa indispensável para um processo civilizatório.
Na atualidade, se leva a julgamento alguns corruptos, não porque as comissões de ética institucionalizadas denunciarão suas falcatruas, mas porque foram denunciados extensivamente na mídia por alguns que se sentiram logrados.
Esquecem-se alguns políticos e outros que gravitam em torno destes, do que já advertia Abrahão Lincoln: pode-se mentir durante algum tempo a todo mundo, ou por muito tempo a algumas pessoas, mas nunca mentir durante muito tempo a todo mundo.
Aonde quero chegar com todo esse palavreado?
A triste constatação de que a corrupção no Brasil é um câncer maligno que entrou em processo de metástase.
Que só medidas firmes, pautadas por uma ética impar possibilitaria vislumbrar o país que a maioria de nós brasileiros almeja viver.
Um país que ofereça aos seus cidadãos um sistema educacional que formasse pessoas críticas, éticas, cientes de seus deveres e direitos enquanto pessoas partícipes de uma sociedade.
Um país que ofereça a seus cidadãos um sistema de saúde onde a primazia seria a saúde.
Um país que oferecesse segurança as famílias de que seus entes queridos pudessem circular por nossas ruas e avenidas sem medo de serem alvos de bandidos. Que seus filhos pudessem ir à praia, ao estádio de futebol, aos restaurantes, à boates e outros lugares e voltassem para casa intactos.
Porém, os corruptos foram julgados, condenados, mas… Novas denúncias surgiram, porque não são averiguadas?
Se até a Alemanha pode reestruturar-se tendo em sua história um Hitler, porque nós brasileiros não podemos nos reestruturar frente à corrupção que assola o país? Até porque este não foi o único, mas que, ao menos, seja o último.
Desejo que nossa sociedade possa proporcionar uma educação, ao nosso povo, pautada no objetivo de formar seres pensantes, éticos, críticos, para que um dia possamos ter políticos gerindo a sociedade, pautados pelo direito e pelas leis
